quarta-feira, 30 de novembro de 2011

De como é tao verdade!!!

Share



DIÁRIO DELA... Ele ficou esquisito a partir de sábado à noite. Tínhamos combinado encontrarmo-nos num bar para beber um copo antes de jantar. Andei às compras a tarde toda com as amigas e pensei que o seu comportamento se devesse ao meu atraso de vinte minutos. Mas não. Nem sequer fez qualquer comentário, como lhe é habitual.
A conversa e o sítio não estavam muito animados, por isso propus irmos a um lugar mais íntimo para podermos conversar mais tranquilamente.
Fomos a um restaurante caro e elegante. A comida estava excelente e o vinho era de reserva. Quando veio a conta, ele nem refilou e continuava a portar-se de forma bastante estranha. Como se estivesse ausente.
No caminho para casa, já no carro, disse-lhe que o amava. Ele limitou-se a passar o braço por cima dos meus ombros, de forma paternal e sem me contestar. Não sei como explicar a sua atitude, porque não disse que me queria como faz habitualmente.
Simplesmente não disse nada.
Começo a ficar cada vez mais preocupada. Chegámos por fim a casa e, nesse preciso momento, pensei que ele me queria deixar. Tentei fazer com que falasse sobre o assunto mas ele ligou a televisão e ficou a olhá-la com um ar distante. Por fim, desisti e disse-lhe que ia para a cama.
Mais ou menos dez minutos depois, ele entra no quarto e deita-se a meu lado.
Para enorme surpresa minha, correspondeu aos meus beijos e carícias e acabámos por fazer amor. Não foi tão intenso como o normal, mas ele pareceu gostar. Apesar de continuar com aquele ar distraído que tanto me aflige.
Depois, ainda deitada na cama, resolvi que queria enfrentar a situação e falar com ele o quanto antes. Mas ele já tinha adormecido. Comecei a chorar e continuei a fazê-lo pela noite dentro, até adormecer quase de manhã.
Estou desesperada, já não sei o que fazer. Estou praticamente convencida que os seus pensamentos estão com outra. A minha vida é um autêntico desastre!

DIÁRIO DELE O F.C.P. perdeu. Pelo menos dei uma queca.


domingo, 27 de novembro de 2011

Do orgulho de sermos quem somos!

Share


O mês passado fui ver o grande senhor Carlos do Carmo em concerto com o Bernardo Sassetti, à Casa da Música.
Escusado será dizer que foi dos melhores concertos que já vi até hoje. Ele é realmente um grande homem, um grande fadista e um grande artista.
Quase no fim do concerto fez a audiência inteira prometer que, no dia 27 de Novembro, se o Fado fosse eleito Património da Humanidade, iriamos erguer um copo de vinho à ocasião. Estivessemos onde estivessemos....
E como o prometido é devido, hoje à noite vai haver tertúlia e tinto! E um grande brinde "ao Fado". E no fundo...um grande brinde a todos nós, que fazemos parte desta cultura, que não deixamos as raízes morrerem!

Porque em Portugal... tudo isto é FADO!

sábado, 26 de novembro de 2011

Carédooooooo

Share

UnHate (by United Colors of Benetton)

Share É a nova companha da Benetton, que, como é já normal, aparece envolta em muita polémica. A campanha "não odiar" apresenta várias foto montagens com líderes mundais a darem um beijo, em sinal de respeito mútuo, de tolerância, de paz...de Unhate....

E, como tudo o que toca ao Vaticano é censurado, a fotografia do "beijo" entre o Papa Bento XVI e o Imã Ahmed Mohamed el Tayeb foi alvo de um "pedido oficial" , para que fosse retirada da campanha. Certo é que esta foto já não aparece no site oficial.... http://unhate.benetton.com/

Bento XVI e Imã Ahmed Mohamed el Tayeb

Presidente da República Popular da China, Hu Jintao e Presidente dos EUA, Barack Obama

Chanceler Alemã, Angela Merkel e Presidente da França, Nicolas Sarkozy


Líder Supremo da Rep. Popular Democrática da Coreia, Kim Jong-II e Presidente da República da Coreia, Lee Myung-bak

 
Presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmud Abbas e Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu


Presidente dos EUA, Barack Obama e Presidente da Venezuela, Hugo Chávez

Posto isto, só tenho duas coisas a acrescentar:
1º - gosto muito desta campanha, e a ideia é de louvar!
2º - Obama, seu maluco!!! com que então adepto do threesome....ai se a Michellezinha sabe!!!!





Foto do dia

Share


Se eu fosse "dinossaura", era exactamente isto que acontecia, no dia em que o Noé zarpasse com a arca...

Dos casamentos e das tradições

Share





Eu: Oh Mãããnheeee, porque é que as noivas tem tantas superstições??
Mãe: Oh Laranja, porque isso já vem de há muito tempo. E é sempre bom andarmos atentas por causa do mau olhado, especialmente num dia tão importante.
Eu: Tá bem. E quais são afinal??

Mãe: Levar algo novo e algo velho.
Eu: Hmmm, novo já se leva o vestido. Velho já se tem lá o noivo...afinal não o conhecemos há dois dias...não se pode considerar uma coisa "nova".

Mãe: Algo emprestado e algo azul.
Eu: Emprestado? Ai por favor...se há dinheiro para o casório também há dinheiro para comprar as coisa...quero lá agora uma coisa emprestada! Mas está bem, posso perdir-te o pai "emprestado" para me levar ao altar! Ou assim não conta? E azul?? Tu estás bem?? E os convidados que são do Benfica???

Mãe: Os convidados devem lançar pétalas de rosa e/ou arroz aos noivos, quando eles sairem da igreja.
Eu: Mãe...tens visto o preço das rosas, ultimamente? Bem me parecia. E arroz? Se entra um grão para o olho e me rasga a lente de contacto, quero ver quem a paga!!

Mãe: Há quem leve também uma nota no sapato...para trazer riqueza ao novo casal.
Eu: E andar com a nota o dia todo no sapato?? Devia ficar lindo, na noite de núpcias a noiva se descalçar e o noivo dizer  -"Amor....porque é que tens uma tatuagem verde a dizer "100", no pé?

Mãe: Outra tradição é a noiva fazer arroz doce, um dia antes do casamento, para este, depois, ser entregue por raparigas virgens, aos convidados.
Eu: Hmmm, o que me preocupa aí nem é fazer arroz doce em doses industriais, mas sim...onde raio vou eu arranjar as raparigas virgens???

Mãe: Há quem acredite que congelar um pedaço do bolos dos noivos traga sorte, também.
Eu: Sim...e corro o risco de a ASAE me entrar pela casa dentro e me multar por ter coisas fora do prazo no congelador, cheias de salmonelas...

Mãe: Não se deve lavar o vestido de noiva no primeiro ano de casamento.
Eu: Ai, ui...já estou a ver a cara das senhoras da 5 à Sec quando eu aparecesse lá com um vestido cheio de nódoas, daquelas que já ficaram verdes com o bolor....

Mãe: Pois...percebes agora porque é que já perdi as esperanças de que algum dia te cases?

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Aos meus querido amigos revolucionários

Share

Das coisas bonitas que fazemos com um Iphone...

Share Deu a louca à Scarlett Johansson!

Eu até compreendo...vai que sou famosa. Sou linda e desejada. Tenho tudo o que quero. Depois de um dia cheio de coisas boas, vulgo almoçar e jantar nos melhores restaurante sem pagar nada, e ser paparicada pelos 50.000.000.000 fãns,  vou para casa..... Que faço? Vejo as gravações do Querida Júlia? Pois lá está...não me parece....

- Que aborrecimento que é a minha vida de estrela de cinema... Xa-me lá ver se alguém interessante me mandou msg.... Oh, nada....
- Vou tomar banho...ai que porra, a água demora tanto a aquecer....
- Que é istoooo??? Uma borbulha na nádega??? Onde está o meu iphone com a sua super-mega câmara de fotografar? Xa-me lá tirar uma foto assim ao de trás, para ver se é mesmo uma borbulha...




E pimba! Iphone é roubado, vandalizado, ou outras coisas acabadas em "ado"...e as fotozinhas da piquena vão parar à net. Foi um pé de vento com processos e FBI à mistura! Portanto, nada de novo debaixo do sol de Hollywood.

O bom da questão é anda já aí a circular pela net o movimento "Scarletjohanssoning".
E o que é o scarletjoh...qq coisa??? É o movimento de tirarmos fotos....digamos...à nossa borbulha, imitando a pose da actriz....
Até aqui não teria grande interesse em ver rabiosques de desconhecidos...mas quando começamos a ver a criatividade a dar frutos.....fica lindo!!!!








P.S....achei fofo o Obama...mas só porque está lá o cão português tb!!






Ser miss não é ser loira de olhos azuis, ok?

Share




Chama-se Leila Lopes, tem 25 anos, é linda de morrer e é angolana. Sim, é negra. Não, não é loira americana nem morena venezuelana!
E foi Miss Universo, contra todas as expectativas! Foi a única negra nas finalistas e a única a desfilar sempre de cabelo preso.

Estará, finalmente, o mundo a mudar?? Let's hope so!

Não fiz greve!

Share



Mas também não sou obrigada a aturar as pessoas que a fizeram e vão para a rua contribuir para os engarrafamentos.....só porque querem ir para os shoppings passear....

Boa tarde e obrigado!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Do amor e dos dias

Share




Não me perguntes onde vou.....pede-me apenas para voltar....




terça-feira, 22 de novembro de 2011

Não o digas....

Share Minha vida não foi um romance...
Nunca tive até hoje um segredo.
Se me amas, não digas, que morro.
De surpresa... de encanto... de medo...

Minha vida não foi um romance
Minha vida passou por passar
Se não amas, não finjas, que vivo
Esperando um amor para amar.

Minha vida não foi um romance...
Pobre vida... passou sem enredo...
Glória a ti que me enches de vida
De surpresa, de encanto, de medo!

Minha vida não foi um romance...
Ai de mim... Já se ia acabar
!Pobre vida que toda depende
De um sorriso.. de um gesto.. um olhar...


Mário Quintana

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Addicted

Share



Não "to love", não "to you", não "to drugs"....

Descobri hoje que estou um tanto ou quanto viciada na internet! E no messenger! E nos blogs! E no facebook! E no youtube! E nos mails!

Trocaram hoje os computadores do meu local de trabalho. Os obsoletos deram lugar as umas coisas chiquíssimas, com torre incorporada no monitor, e ratos que quase se mexem sozinhos, e a bem dizer o ecran parece uma tela de cinema, e os teclados mal fazem barulho. Uma maravilha portanto!!!
Mais maravilhada fiquei quando descobri que tinham bloqueado acesso aos meus "dealers" de serviço! As redes sociais, o blogger, o messenger...até o hotmail.
Escusado será dizer que o pânico se instalou por aqui!! Eu em desespero, chefe em desespero, colegas em desespero.....até que uma delas descobriu que afinal era só meu que vinha com este...digamos, defeito de fabrico!!!

Problem solved!! Troquei de pc!!

Depois de mais de duas horas a ressacar, porque todo um mundo girava lá fora e eu completamente incontactável....GODDDD!!!
E com isto, cheguei à conclusão que preciso de fazer uma cura de desintoxicação da internet!! Vou passar a limitar o número de vezes e número de horas que passo "agarrada" à coisa!! Tenho dito!!!

Ana e o Rei

Share Vi-o ontem pela segunda vez. Gostei muito, muito, muito!! Fez-me lembrar uma versão melhorada do "Música no coração"....
E lembrar-me que há realmente pessoas que podem mudar o mundo, apenas com a sensibilidade de abrir os olhos aos outros....
E lembrar-me que às vezes o amor surge onde nunca o pensamos encontrar...
E lembrar-me porque gosto tanto da Jodie Foster... :D

A última cena do filme é deliciosa...pela despedida e pelas palavras do filho do rei....



Já agora...vale a pena pensar nisto...

domingo, 20 de novembro de 2011

Mood for today

Share





Sim...tá ordinarito o titalo....e o vídeo que alguém resolveu fazer não ajuda...mas Chambao é sempre muito bom, e esta não é excepção!


Do não perceber as coisas dos tribunais portugueses

Share



Reza a notícia no JN de hoje, acerca da mãe da Alexandra (lembram-se da menina cuja guarda foi retirada aos pais adoptivos?? e da luta do pai GNR para conseguir manter a menina com eles):

Natália Savach Zarubina, mãe de Alexandra, menina que foi retirada à família de acolhimento portuguesa pelo Tribunal de Guimarães em 2009, acusou as autoridades russas de não prestarem qualquer tipo de ajuda à sua família. "As autoridades locais devem ser as primeiras a ajudar, porque o presidente não pode ajudar toda a gente. Ninguém me ajuda, apenas me atiram lama", queixou-se no programa "Última Palavra", transmitido no sábado à noite no canal televisivo russo NTV. No programa, que tinha como tema "Não tem vergonha de ser pobre?", Natália Savach Zarubina declarou: "Não vivemos na miséria completa, mas vivemos numa vila onde não há emprego, só há alguns cafés para motoristas de longo curso e mais nada." "Agora não trabalho, frequento um curso. Não consigo emprego ora porque não tenho instrução, ora porque não tenho profissão, ora porque já não tenho idade", lamentou. A avó de Alexandra, Olga Zarubina, revelou que toda a família de seis pessoas vive com as reformas que ela e o marido recebem. "Eles quatro [Natália, marido e duas filhas] e eu e o meu marido vivemos das nossas reformas. Eu recebo por mês sete mil rublos (cerca de 170 euros) e o avô sete mil e quinhentos (cerca de 195 euros)", acrescentou.
Sou só eu que continuo sem perceber como é que esta mãe conseguiu ganhar a guarda da criança? Quando, quanto mais tempo passa, menos condições ela tem de a sustentar??

Intriga-me. Se alguém me fizer o obséquio de explicar, eu ficarei muito agradecia!


Dos pecados e das amigas que nos obrigam a pecar!

Share




Só para que saibam que tenho amigas horríveis!!! Que engordam as pessoas!!! Mas que tem umas mãos de fada e sabem usá-las como ninguém!
Quem se lembra de fazer um bolo com recheio de Ferrero Roché??? Queeeemmm???? A Carla Monteiro, claaaaro!! :D :D
 
Ora façam o favor de espreitar:
http://susanadelicatessen.blogspot.com/

Das leituras actuais

Share Antes do post...chamada de atenção que o "c" em actuais foi deixado deliberadamente! Não falo para o novo acordo ortográfico...aborreci-me imenso com ele!!




Ora na verdade, e sim, MAIS um romance histórico!! Que querem?? Não abro mão...gosto, gosto, gosto! Há já muitas pessoas a gostarem de Danielle Steel....

Este pequeno (grande) livro relata a história de Madragana, a cumcumbina mouraa do rei Afonso III que morre, no início da trama, murmurando um "segredo". E é, também, a história de Eunice Bacelar que encontra um pergaminho no Vaticano que referia a existência de Madragana, de um alquimista da corte do próprio rei e suas supostas tendências homosexuais, e do único Papa português João XXI.

É o primeiro romance de Maria Antonieta Costa, uma professora, historiadora e membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais. Segundo palavras da própria “procurei urdir uma trama com carácter de thriller que mostrasse um outro lado possível de Afonso III, um monarca que passa injustamente despercebido, pois foi ele que fixou as fronteiras continentais em 1249 e que ainda hoje se mantêm, um notável administrador e, depois de D. Afonso Henriques, foi quem fez os alicerces do país. Um rei que fundou povoações, restaurou outras, e teve a preocupação do povoamento”.

Ainda não cheguei a meio, mas garanto já que envolve!! A roçar um pouco a ideia já gasta de juntar o Vaticano e os seus arquivos a um história actual (à lá Dan Brown style), mas com a benesse de se basear em muitos factos verídicos, e de contar a história de um rei, realmente pouco conhecido, na voz de uma (muito pouco) dama da corte.


“Há que saber discernir o que é realidade histórica, e eu tenho-a no meu livro, daquilo o que é ficção, e daí ter incluído uma introdução em que previno o leitor para esta situação. Coloquei no final um quadro cronológico que estabelece a relação entre a ficção e a realidade para que os leitores possam fazer um confronto”.


Trata-se essencialmente de um thriller em que acção domina a descrição, tecida em volta do ocultismo, crimes, conspirações, sociedades secretas e até mesmo homossexualidade. Somos presenteados com um amplo leque de figuras históricas reais, bem como a própria geografia de espaços da obra torna-se particularmente cativante já que todos os locais são visitáveis ou evocam algo na memória de cada um de nós.


Recomendo vivamente e espero que a autora não se fique por aqui.

sábado, 19 de novembro de 2011

A solidariedade efémera...

Share Por cada ano que passa, mais de 160.000!! crianças são diagnosticadas com cancro....
Das vezes que fui ao IPO, e tive que passar na ala da pediatria , não conseguia evitar aquele aperto no coração.... A grande maioria morre de leucemia....
Quantos já ouvimos os apelos para se tornarem dadores de medúla?? Muitos, certamente... Quantos de nós foram?? Poucos, certamente....

Esta semana apareceu em todas as redes sociais um tsunami de apelos para convencer meio Portugal a inscrever-se para dador. O rosto do apelo é o jogador português de futebol Carlos Manuel. O filho Gustavo tem aplasia medular. Mal a notícia se espalhou, Portugal pareceu esquecer a crise, a Troika e outras cenas e coisas que tais, para se unir na buscar de um dador de medula compatível.... E quem não se enterneceu com a foto em campo do pai a beijar o pequeno filhote??

Acho bonito! Sinceramente!

Mas não consigo deixar de pensar que se o Gustavo não fosse filho do Carlos Martins não iria ter o Cristiano Ronaldo a apelar a todos os portugueses, não ia ter várias páginas no facebook com milhares de mensagens de apoio, não ia ter as televisões nacionais a darem cobertura ao caso. Ia ser mais uma criança na enorme lista de espera de transplantes, ia ser mais um filho de pais anónimos que desesperavam pela cura, ia ser mais um menino a somar à estatística....

E quando toda esta "febre de solidariedade" passar? Esperando que o Gustavo se cure....Portugal volta a adormecer com a cabeça enfiada na terra?? Que irá acontecer aos milhares de meninos e meninas anónimos neste país, que todos os dias rezam por um dador compatível?? Quem lhes vai fazer campanhas?

Quem já ouviu falar destas crianças por quem se fizeram apelos surdos pela internet?? Quase ninguém, certamente...

http://www.ajudeacatarina.com/

http://www.facebook.com/pages/Conhece-a-sensa%C3%A7%C3%A3o-de-salvar-uma-vida-Experimente-doe-medula-%C3%B3ssea/152232668196865

http://ww1.rtp.pt/noticias/?t=Crianca-de-sete-anos-nao-resiste-a-leucemia.rtp&headline=20&visual=9&article=388827&tm=2

http://www.vstromportugal.com/vstrom/viewtopic.php?f=1&t=2272&start=0



Foto do dia

Share

Dos homens e das suas geringonças...

Share




Laranja: "Jesus....já viste os teus olhos??"

Ele: "Que tem?" enquanto me afasta com um das mãos livres do comando da palystation

Laranja: "Mas...mas...há quantas horas estás tu no chão, sentado em cima uma almofada, a jogar?"

Ele: "Filho da p"#$%#" (aos berros para o ecran da tv) "estás-me a meter um nojo, pah!!!"

Laranja: "Oi?? Noc, Noc....hello....aqui ao teu lado...um ser humano a falar para ti...."

Ele: "Hã? desculpa.....mas estão fartos de me matar...os olhos....não sei....eu vim para casa eram quatro da tarde...."

Laranja: "se calhar vou indo...."

E fui....e bati com a porta.....e eram 2 das manhã!!!!

*****************************************************************************

Laranja: "Uauuuu, sacasssss...que compraste? posso abrir?"

Ele: "Um iphone."

Laranja: "Ahh, xa vereeeeeee!"

Ele: "Vê na minha mão que isto é muito frágilll"... (WTF??)

 .... dias depois....

Laranja: (a falar já há mais de meia hora seguida) "...porque entretanto depois saí do emprego, e fui ter com eles ao café...(blá, blá, blá)....e depois ela disse assim...(blá, blá, blá).....não é de morrer a rir? fiquei tola com eles....Por falar em tola, sabes que vi ontem um programa de televisão que....(blá, blá, blá)....

Ele: (continua com o iphone na mão)

Laranja: "Ouviste?? que achas?"

Ele: "......."

Laranja: "Sabes que te odeio, não sabEEEES?" (já a elevar o tom de voz)

Ele: "Sim, sim...."

Laranja: " Não me estás a ligar nenhum, por causa dessa porcaria...estou a falar para o boneco..."

Ele: "....."

Laranja: "É SÓ um telemóvel...hello....."

Ele: "....."

Laranja: "Pois, olha, e então ontem comprei mais dois pares de sapatos....tive que levar o teu cartão porque estourei com o meu...."

Ele: "....."

Laranja: "Tá bem. Vou à sala, porque tenho que ligar para o seguro. Bati ontem com o teu carro"

Ele: "O QUÊ????????"

Laranja: "Agora que tenho a tua atenção. Importas-te de vir para a mesa, jantar? Obrigado!"



sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Foto do dia

Share

De como nos tornamos sensaborões com a PDI....

Share Continuo a achar que a equipa de marketing da UNICER com a publicidade à Super Bock é a melhor do mundo....mas a da Sumol, de facto, esmerou-se.... Esta campanha resultou brilhantemente.... Esta foto é como um resumo de todos os posters que foram criados... Adoro!!! E que nos deixa a pensar se queremos mesmo "crescer"...

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O meu coração desce...

Share
O meu coração desce,
Um balão apagado...
_ Melhor fora que ardesse,
Nas trevas, incendiado.
Na bruma fastidienta.
Como um caixão à cova...
_ Porque antes não rebenta
De dor violenta e nova?!
Que apego ainda o sustém?
Átomo miserando...
_ Se o esmagasse o trem
Dum comboio arquejando!...

O inane, vil despojo
Da alma egoísta e fraca!
Trouxesse-o o mar de rojo,
Levasse-o a ressaca.



Camilo Pessanha, in 'Clepsidra'

domingo, 6 de novembro de 2011

O engodo materno

Share



Mãenheeeee:

Porque é que me obrigavas a beber sempre leite de manhã e dizias que fazia bem??? Hoje, com 30 ainda bebo e continuo à espera que no fundo pacote venha um destes...nem que seja insuflável....

Continuem a beber leite. Faz bem aos ossos, diz que tem cálcio....

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

La bella Roma

Share Menina queria entrada nos 30 em grande!
Menina TEVE entrada nos 30 em grande!

Dia 30 de Setembro....acordar cedíssimo, como é costume para o meu voo low cost com direcção a Ciampino. Voo Ryanair comprado há meses....pechincha encontrada de +/- 60€ ida e volta.
Como Roma é servida por dois aeroportos, sendo o mais conhecido o de Fiumicino (para onde a TAP e a Alitália voam), achei eu que seria mais complicado de arranjar transporte para o centro. Engano...já aqui em Sá Carneiro está um senhor da empresa Terravision a vender os bilhetes de autocarro do aeroporto para o centro de Roma. Ficam ida e volta por cerca de 8€. Se comprarem no site, vai dar à mesmíssima coisa.
Voo sem qualquer novidade a assinalar a não ser a excitação de todos por irmos para a cidade eterna.
Levava tudo planeado, mapa da cidade, mapa das atracçãoes mapa do metro, horários do metro, mapa do apartamento onde iriamos ficar....e um American Express de Itália gentilmente cedido pela Licinha, que me ajudou bastante.

O autocarro deixou-me nas estação Termini, uma das zonas nevrálgicas da cidade. Pézinho em Roma, e deu-me uma vontade de fingir que era o Karol Wojtyla e ajoelhar para beijar o chão. Não, não o fiz! Entramos na estação para apanharmos o metro que nos levaria aos nossos aposentos reais.

Primeiro choque!! O metro de Roma é quaquer coisa de caótico!!!! Milhares e milhares de pessoas a entrar e a sair, a chamar por alguém, a puxar malas, a conversar, a rir....músicos nos corredores e um sem número de turistas a olhar para todos os lados.... Aos encontrões e no meio deste caos, lá fomos seguindo as placas que nos levavam à bilheteira...
Segundo choque!! Colados às cerca de 4-5 máquinas automáticas de bilhetes estão umas pessoas com um ar muuuuuito simpático que mal reconhecem o ar aparvalhado do turista, se predispoem para gentilmente nos ajudarem com os bilhetes de metro. Tiramos um bilhete de 3 dias. Viagens ilimitadas no metro, na primeira linha do comboio e nos autocarros dentro da cidade, por 11 euros. A M. estava a tratar de tirar para 4 de nós, equanto a outra M. tentava tirar bilhetes para os restantes. Os senhores foram indeed muito prestáveis...mas não de borla. Quando saiu o troco de 2€ para a M., o senhor tirou os bilhetes e deu-lhos; pegou na moeda, mostrou-lha e disse "this is for me" e guardou a moeda no bolso!!! MAS ALGUÉM LHE DISSE QUE NÓS QUERIAMOS DAR GROJETA???!!!

(respira....conta até 3....continua até 20....respira....)

Pronto, ok...se calhar aquilo é habitual e o senhor até foi útil.... Metropolitana, here we go!!

Chegados ao apartamento, fiz o check in com o J. e tivemos que pagar uma taxa de 2€ por pessoa / dia. Habituem-se que agora em Roma, Florença e Veneza, esta taxa "turística" vai ser sempre cobrada em qualquer alojamento....

Malas pousadas, roupa trocada e refrescados lá fomos de volta ao metro para descoberta da cidade.
Quisemos ver a Fonte de Trevi imediatamente....esquecemo-nos que a zona de Trevi nao tem paragem  de metro próxima... Saimos em Barberini, e depois de ruas ao engano lá fomos nós ver a famosa fonte de Benini. Um assombro. É tão ou mais bela do que nos filmes...mas o que o cinema não consegue  captar é o ambiente em torno. Milhares de pessoas sentadas a comer gelados, a beber água, a atirar moedas de costas (com a esperança de voltarem a Roma) e muitas, muitas, inúmeras máquinas de fotografar. Estavamos extasiados. E naquele instante decidi que queria que o meu jantar de aniversário fosse naquela zona. Tudo ali é pedonal (exceptuando as vespas que se vêm por todo o lado), tudo ali cheira a turista e a Roma, e a queijo e a vinho, e a Pasta, e a Pizza.....
Por falar em Pizza, no retorno passamos por isto:


Alguém poderia resistir???? :P:P


E foi na rua do lado esquerdo da fonte que deparei com um restaurante muito cosy, com as toalhas de mesa imaculadas e um ambiente que, embora inserido em plena Roma, apontava qualquer coisa ao Hollywwod do preto e branco. Espreitamos a ementa na porta, tudo nos pareceu muito bem. Decidi que no dia seguinte viriamos ali festejar os meus 30 anos!!

Dia seguinte levantamo-nos e fomos para o Coliseu. Bilhete de entrada custa cerca de 12€ com acesso ao Coliseu e ao Forum Romano.
E sim, o Coliseu é qualquer coisa de magnânimo...qualquer coisa de brutalmente gigante. Custa imaginar como ainda se mantém de pé.....e como naqueles corredores ainda com colunas de mármore andou tanta gente e se fizeram tantos combates mortais.
E o Fórum...bem, o Fórum é qualquer coisa. Não tenho grandes palavras para o descrever...caminhar por lá e pensar que ali já foi o grande centro comercial da era Romana...respira-se história de arte em casa pedrinha. O que mais gostei - o Templo de Rómulo.

Preparar para ter sempre um par de sapatilhas extra nos vossos aposentos....Roma é para andar a pé. Muito! Tem colinas, subidas e descidas...tem pó....e tem muito calor!!!

O jantar dessa noite foi então na zona de Trevi, no restaurante That's Amore.
Pequenino....com fotos das grandes divas e dos grande senhores de Hollywood a preto e branco. Papel de parede :)   Música de fundo desde Sinatra a Nat King Cole. Haveria lá coisa mais "a minha cara" do que este pequenino refúgio maravilhoso....
Mas óbviamente que só isto não faria o restaurante inesquecível....
Eramos 7 pessoas.....pedimos 5 pratos diferentes....vieram 5 manjares dos Deuses!! Não dá para explicar como o tempero italino se funde nas papilas gostativas....o queijo perdomina, sim....o tomate também...e o cheiro....meu Deus o cheiro.... Até do carpaccio eu gostei...e, atendendo que não gosto de carne mal passada...comer carne literalmente crua era um exagero. Mas até isso estava delicioso. Regamos tudo com Chianti...aliás...andamos corridos a Chianti quase os dias todos...
E a minha sobremesa foi a última a chegar......pelas mãos dos empregados, todos juntos a cantar os prabéns em Italiano, com as velinhas espetadas na fatia de bolo, e todos a dizerem "auguro". Lindo....foi lindo...e os meus amigos são os maiores!!!!
Voltamos para a fonte Trevi para mais uma sessão fotográfica....e a fonte à noite é ainda mais mágica do que de dia. Vale mesmo muito a pena!!!

Dois dias seguintes passados a ver toda a igreja e ruela possível....aconselho muito, muito o Panteão. É dos monumentos mais bem conservados de toda a Roma e o óculo do tempo é qualquer coisa....a praça em frente é a coisa mais mimosa que existe!!
Piazza Nanova....vale uma tarde inteira passada lá! Comer lá? Nem pensar...um roubo, provavelmente a zona mais cara que encontramos para comer....mas ficar na esplana a beber um vinho e apreciar o trabalho das centenas de artistas que expoem lá as susas obras, vale por tudo! A praça em si é magnífica, e toda a zona central está cheia de cavaletes e barraquinhas com pinturas, serigrafias, fotografias, caricaturas e uma mão cheia de músicos de rua (mas sim, também lá andam os marroquinos a tentar a sua sorte com as imitações de malas). Em suma, qualquer praça de Roma é boa para nos sentarmos e bebermos um copo de vinho...e ficar só a olhar....só a olhar já nos enchea a alma por completo....

Penúltimo dia - Vaticano!
Penúltimo dia - greve dos transportes em Roma!
Foi lindo termos que andar literalmente "à caça" de táxis...mas lá conseguimos, e o senhor táxista deixou-me mesmo em frente à Praça de S. Pedro.....talvez a maior desilusão destas férias, para mim.
Imaginava uma coisa megalómana, tal como eu vejo na TVI quando transmitem qualquer coisa de lá....Imaginava uma praça que mais parecia um abraço a quem lá chega e nos tirava o fôlego.... Nada disso....praça bonita, sim senhor, mas bem mais pequena que a praça de Fátima!!! Pfff.....
Fila para entrar na capela.....detector de metais! que nem com o Senhor se brinca em serviço!!
Cardeal, todo vestido a rigor que passa e nos presenteia com um sorriso :)
"Signora....ombros cobertos por favor", que nem nas igrejas pequeninas nem no Vaticano se pode entrar de mini-saia ou com ombros desnudos....
A Basílica....continuo a achar que é pequena, muito pequena para o que tinha imaginado... "ai não estou a gostar nada disto...lá no Portugal é que sabemos fazer as coisas....tanto dinheiro e é isto"???
E enquanto discutimos o pequeno tamanho (ou não) da igreja, somos levados pela multidão para o lado direito da entrada....e ficamos sem pio!!! À nossa frente surge a Pietá de Miguel Ângelo....verdadeiramente a coisa mais bonita que eu vi naquele dia (me perdoe a Capela Sistina, mas já lá vamos).
De um mármore lindo......feições perfeitas....e o que mais cala....é que Miguel Ângelo teria 23! anos quando a fez.....
O silêncio na igreja é pesado...e vamos começando a andar e a fotografar tudo o que é túmulo de papas....que rivalizam entre si com as esculturas....e grandes, muito grandes que elas são....
Mas nenhum tinha ninguém ajoelhado a rezar.....só um mais à frente. Só um simples túmulo...um quadrado de mármore, com uma tela gigante por cima....algumas velas....e muita gente ajoelhada..... o mais simples deles todos.....para o mais simples dos papas....era o túmulo do Beato João Paulo II. E pela primeira vez emocionei-me naquela igreja do Vaticano. Só por ser quem era....só porque eu gostava tanto dele...e por ver que tanta gente ainda lhe dedica preces....

Fomos seguindo até à estátua de S. Pedro, onde a tradição manda que toquemos os dois pés do santos... À custa disso o coitado já tem os pés tão gastos que nem se notam os dedos....o pé está mais liso que uma folha de papel.... E mesmo ao lado ergue-se o enorme baldaquino de Bernini. Lindo de morrer,inteiramente em bronze, todo trabalhado, com cerca de 30 metros. Por baixo dele fica o altar mor onde o papa celebra a Eucaristia. Imediatamente por baixo dele, fica o túmulo de S. Pedro (visível por uma janela debaixo do altar mor).

(e nesta altura começamos a chegar à conclusão que afinal a basílica não é assim tão pequena....)

Descemos às catacumbas, onde se situam os túmulos de vários papas e o de S. Pedro, o primeiro deles. Quase tudo túmulos de pedra...antigos....nada de coisa espectacular....o de S. Pedro está protegido por um vidro....tem uma urna pequenina onde estarão os restos mortais do primeiro Santo Padre. 
Iriamos à cúpula da basílica, mas a fila era tão grande e estava tanto calor que perdemos a vontade.... Apanhamos os fofinhos da Guarda Suiça a fazerem um render de guarda....gosto tanto daquela vestimenta gay.....e é coisa com a qual não podemos gozar....porque eles são a guarda de Sua Santídade, e ainda por cima são extremamente simpáticos!!
Ponto seguinte - museus do Vaticano.
Os Museus do Vaticano são qualquer coisa. Tirem uma tarde inteira porque vai ser bem precisa! O bilhete de entrada são cerca de 13€ o que é quase de graça para a enormidade de coisas que albergam aqueles museus! Adorei o egípcio, a Sala dos Mapas é qualquer coisa de maravilhosa, as Salas de Rafael são de cortar as respiração... Contado ou fotografado não tem piada nenhuma! Vão! Não se arrependem mesmo!!
E depois de passarmos salas, e salas e corredores.....acabamos a visita de horas na Capela Sistina. Sentiamos o coração num baque disparado enquanto desciamos os últimos degraus....e quando viramos a esquina...PAAAAUUUU.....Miguel Ângelo no seu melhor. Se é bonito? é lindo! se é grande? é enorme! se nos deixa de dor no pescoço? sim...e completamente tontos!!! se se pode tirar fotos?? por todo o lado diz que não....:

Tuga que é tuga tem que tentar fazer uma ilegalidade!!!!

A capela em si não é grande, não sei como cabem lá dentro os cardeais todos na altura do conclave....e não vi onde ficava a espécie de "salamandra" onde eles queimam os votos para eleger o Papa....mas valeu pelos frescos. Sim, é como dizem....lindo! Quase "não deste mundo"...

Que nos faltava ali ao lado do Vaticano? O Castelo de Sant'Angelo e a Ponte dos Anjos. Vááá, quem não viu o filme "Anjos e Demónios"?? E eu queria ver se estava mesmo lá o anjo no cimo do castelo, a apontar para baixo!!! É logo ali ao lado! É giro? Sim....nada de fantabulástico, mas vale pela vista das pontes sobre o rio. A zona de Trastevere (o lado do rio onde fica o Vaticano e o Castelo) é muito bonita, vale a pena o passeio. E siiiim, tem o anjo bem lá no alto a apontar para baixo :)
Atravessamos a ponte e a greve ainda continuava, por isso... pés ao caminho e fomos ter com as ovelhas negras do grupo que não quiseram ir aos museus. Onde? Obviamente outra vez para a Trevi! Não nos cansamos daquela fonte.... E neste último passeio, literamente de uma ponta a outra de Roma, descobrimos que é muito fácil perceber que ruas levam onde. Roma ao fim de 2 dias de andar a pé era já como um livro aberto. Óbvio que o metro é mais cómodo e rápido....mas os passeios a pé trazem muito mais que o destinos final, não é?
Volta para a esplanada perto da fonte....pede mais um vinho e um queijinho....estava calor bom.... ouviamos música na rua.... uiiii, acho que quero um último gellato.....siiiimmmm......e fuma um cigarro enquanto aprecias o anoitecer na bella Roma....

Por falar em anoitecer.....regresso ao apê, banho tomado e rumo ao Coliseu novamente, que queriamos tirar fotos da peça à noite. Jantariamos por lá....
Metro até ao Colloseum, sessão fotográfica nossa e de um casal de noivos que estava lá no jardim (e as fotos deles devem ter ficado liiiindas :D ), e bora correr para um restaurante. Nem procuramos muito porque a fome era negr..., parámos no primeiro que vimos....e jantamos com vista para o Coliseu iluminado à noite. Lindo!!
Menos bonito foi termos descoberto que o metro da linha A vermelha (a tal que atravessa toda a zona historica da cidade) acaba às 9 da noite!!!! Alguém acredita nistoooo????
Bom, turista que é turista também anda de autocarro e lá fomos nós.....viagem quase interminável com a M. a tentar falar italiano para o motorista e a agradecer as indicações dele com um "gracias" :).
Último copo no irish bar perto do apartamento....e cama.....que mesmo sendo tudo fantástico, andamos 4 dias a morrer de cansaço!!

A última manhã é a que custa sempre mais, non è vero? Malas às costas, metro até Termini...autocarro até Ciampino....avião até ao Porto....


E foi assim a comemoração cigana do meu 30º aniversário. Entre tudo isto que aqui fica, houve muito mais coisas que vimos / visitamos / fotografamos.... Mas Roma vale pela impressão que deixa em cada um de nós... O post quero que sirva como aperitivo....e que o voos patro principal seja uma viagem lá!

What's next?????

Foto do dia!

Share

E vice versa! :P

O castigo divino...

Share


Cada vez q vejo o Ricky Martin actuar, pergunto-me até quando Deus vai continuar a castigar as mulheres pelo pecado da Eva...



quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O não trabalhar é um ciclo vicioso!!

Share




Ora bem....Outubro tem 31 dias...

Se tivermos em conta que entrei de férias a dia 30 de Setembro, voltei ao trabalho a dia 18; fui para os Açores (em viagem de familiarização com o destino* = trabalho) a 19 e regressei a 23; voltei a trabalhar no dia 24 e fui de folga 25 e 26; dia 31 voltei a ter mais uma folga.....
Tudo bem somadinho prefaz 6 dias de trabalho neste mês.

E perguntam vocês "porque te queixas Laranja Maria, se ainda não fizeste nenhum este mês?"....
Ora queixo-me porque está a ser muito difícil voltar a engrenar no ritmo. Ou a chefe me manda trabalhar tipo 20 dias seguidos para eu ver o que é bom....ou então corro o risco de chegar ao Natal com uma depressão!!

Porque é que quanto menos fazemos, menos vontade de fazer temos??? Se alguém tiver um estudo sobre isto, por favor envie-mo!

* Viagens de familiarização = td pago, para conhecer hotéis, spots bonitos e comer como um lorde!! :D :D